quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Lajedo - Mãe Coruja e município mobilizados contra o Aedes aegypti e seus efeitos



O Município de Lajedo, em parceria com o Governo de Pernambuco, realizou, no dia 18 de fevereiro, o evento Dia D contra o mosquito Aedes aegypti. A ação contou com a participação das equipes de diversas secretarias municipais (Saúde, Educação, Assistência Social e Obras), Equipe da V GERES, Canto Mãe Coruja de Lajedo e técnicas Mãe Coruja dos Cantos de Palmeirina, Saloá e São João.

Palestras educativas foram ofertadas em diversos pontos da cidade. Na ocasião, discutiu-se sobre como evitar os focos do mosquito e a diferença entre Dengue, Chinkungunya e Zika. 

O encerramento do evento contou com uma caminhada para entrega de panfletos educativos pelas principais ruas do município.




Matéria: Técnica do Canto Lajedo (Prycilla Inácio da Silva Diniz).
Imagens: Técnica do Canto São João (Jailma Dantas de Souza).


 Mãe Coruja Lajedo discute casos de microcefalia


O Canto Mãe Coruja Lajedo, a Atenção Básica e a Casa de Parto Natural do município se reúnem semanalmente para discussão dos casos suspeitos de Microcefalia, objetivando intensificar a busca ativa através de visitas domiciliares a famílias que tiveram crianças com o perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm. Desta forma, objetiva-se realizar o mais precocemente possível a notificação e, assim, o encaminhamento para a referência. Na ocasião da reunião semanal foram definidos o fluxo e orientações necessárias, bem como a vigilância permanente dos recém-nascidos acometidos.

Outro aspecto importante e que necessita de um olhar diferenciado diz respeito ao acompanhamento das famílias destas crianças, tanto as que têm bebês que aguardam a confirmação da Microcefalia, como os casos em que foram confirmados. Em Lajedo, o Mãe Coruja, em parceria com o NASF, realizará encontros mensais para dar apoio e orientações referentes à importância do acompanhamento contínuo e multidisciplinar para as crianças acometidas.



Autora: Profissional do Mãe Coruja Lajedo: Prycilla Inácio da Silva Diniz.

Foto: Caroline Monteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...