sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Terezinha - Atento ao acompanhamento Puerperal e de casos suspeitos de Microcefalia.




A Puericultura é da maior importância para a saúde da criança. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, do nascimento até os 5 anos de idade, é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.

Tendo em vista a grave situação do aumento significativo dos casos de microcefalia em Pernambuco,o Canto em parceria com o Município realizou visita domiciliar a puérpera para acompanhar o Recém Nascido na visita puerperal, juntamente com a enfermeira do PSF. Foi realizada no ato da visita a medição do Perímetro Cefálico para reavaliar as medidas fornecidas no parto, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e observado o Cartão da Criança. A mãe foi orientada da importância do acompanhamento principalmente no primeiro ano de vida, como também manter a vacinação em dia.

No Munícipio de Terezinha até o momento foram notificados 2 casos suspeitos de microcefalia, os mesmos foram descartados após avaliação no Hospital de referência,sua notificações e deu a partir da consulta puerperal, realizada pelas equipes de saúde do Município, desta forma as equipes juntamente com o Canto Mãe Coruja priorizam que a realização da primeira visita seja nos 7 primeiros dias de puerpério como preconizado pelo MS, para intervir de forma correta e eficaz em possíveis casos suspeitos de microcefalia no Município.



Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Terezinha – Alexsandra Valença e Mirella Godoy.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...